Livros do Semestre - 2023
- Karla Paula.
- 23 de mai. de 2023
- 9 min de leitura
Olá caro leitor(a). Como você está?
Como já devem ter visto pelo Instagram(clique aqui) se não me segue, fica ai a oportunidade. Eu gosto muito de ler e resolvi fazer um balanço geral dos livros que li nesses últimos 6 meses, que na verdade vão ser nos últimos 5 mesmo, se não seria uma lista ainda maior. Vou deixar aqui minhas impressões de cada livro e dizer que não sou nenhuma expert em nenhum assunto e muito menos em crítica literária, só gosto de ler sobre diversas coisas.
Então vamos lá que temos alguns livros para falar sobre.
Aurora - O despertar da mulher exausta - Marcela Ceribelli
Marcela, que mulher incrível por ter escrito este livro que é um compilado dos desejos, anseios e frustrações femininas. Este sim é um must have na prateleira viu meninas.
De forma leve e fluida, Marcela vai abordando diversos assuntos do nosso cotidiano e sempre de forma certeira e verdadeira, sem romantizar ou menosprezar o nosso cansaço e nossa tristeza assim como nossa alegria, garra e força. Um refrigério em meio ao bombardeio que sofremos sobre estarmos sempre em movimento e produzindo o tempo todo. A leitura é leve e quando você começa não quer parar mais, mas se prepare que muitas verdades são escancaradas e que talvez não teríamos coragem de admitir. É meio que uma junção de tapa na cara com um colinho acolhedor. Mas que depois você vai agradecer de ter lido este livro.

A filha perdida - Elena Ferrante
Um livro complexo e meio confuso, deve ser lido com calma para poder prestar atenção nos mínimos detalhes, pois em vários momentos não sabia o que era a imaginação e realidade da personagem.
Leda, a protagonista, tira férias após as filhas irem morar com o pai no Canadá, e resolve ir para o litoral sul da Itália. Logo de cara vê uma grande família, também em férias, e se identifica com a mãe de uma criança pequena. Com o passar dos dias e ambas estarem quase sempre no mesmo lugar, Leda sente cada vez mais afinidade e identificação por essa mãe. Este encontro mexe muito com Leda e à faz tomar uma atitude de impulso que resulta em uma pequena confusão.
Sobre o uso de um pseudônimo, até hoje ninguém sabe quem é Elena Ferrante, por mais que exista diversas hipóteses nada ainda foi confirmado. A única coisa que se sabe é que essa pessoa por trás deste nome é brilhante em escrever e contar e histórias.

Menino do Mato - Manoel de Barros
Um livro sobre poesias, mas vou contar para você que descobri que esse não é o meu forte hahaha, pura questão de gosto mesmo. Penso que eu precisaria de uma aula para entender melhor o conceito da poesia e tudo mais, pois fiquei meio na dúvida se deveria ler direto, como os livros convencionais ou se deveria ler cada uma em um momento para poder refletir sobre. Livro pequeno e rápido, se você gosta deste estilo de escrita vale a pena ler.

As mil partes do meu coração - Colleen Hoover
Quero saber quando Colleen Hoover errou na vida? Se você já leu algum livro dela sabe bem do que eu estou falando, mas se ainda não leu está aqui um bom começo.
*Mas atenção, este livro pode conter alguns gatilhos para quadros depressivos*.
Em uma trama familiar, Colleen descreve uma família nada tradicional, começando pela casa onde eles moram, uma antiga igreja batizada de Dólar Voss, que o matriarca da família comprou como forma de vingança ao ex-vizinho, um pastor. Os moradores desta casa são compostos por pai, mãe, o filho mais velho(Utah) e as gêmeas(Merit e Honor), mas também tem a nova esposa do pai e ex-enfermeira da ex-mulher e o filho deste novo relacionamento(Moby). A mãe das gêmeas teve um câncer mas se curou ao longo do tempo e ela mora no porão da casa enquanto o restante da família vive no andar de cima.
Merit se vê como a excluída por guardar muitos segredos de todos naquela casa, com o passar do tempo vai se sentindo sufocada com essa história toda e não vê saída se não for contar tudo de uma vez.
Como Hoover nunca escreve nada sem uma lição de moral, este livro serve como um alerta para todos os sinais de pessoas que estão passando por uma fase depressiva, seja no início ou já em estágio avançado. Que isso sirva de sinal para que possamos olhar mais para as pessoas que estão ao nosso redor e sermos uma mão amiga para ajudar ou até mesmo para nós reconhecermos que precisamos de ajuda.

Tudo é rio - Carla Madeira
Começo dizendo que não há nome melhor para este livro, ele flui exatamente como um rio, calmo, agitado mas nunca interrompido. Carla sabe bem prender o leitor e fazer com que você queira terminar o livro o quanto antes, mas ao finalizar fica um sentimento de que poderia ter lido com um pouco mais de calma para aproveitar melhor.
Dalva e Venâncio formam um casal como qualquer outro, mas não contavam que iriam passar por uma perda tão dolorida e que abalaria o relacionamento dos dois. E no meio de tudo isso, Lucy aparece para causar ainda mais problemas ao casal. Se falar muito sobre este livro vou acabar contando o que não devo, então se ainda não leu nada da Carla Madeira, se dê essa chance e prometo que não vai se arrepender.

Pra vida toda valer a pena viver - Ana Claudia Quintana Arantes
Para ser bem sincera, falar sobre vida e morte pode gerar algum desconforto ainda mais quando se fala em uma preparação para a morte. É justamente este tema que Ana aborda neste livro, de forma clara, direta e até "crua", tratando a morte como ela é, inevitável.
Como é dito na capa, este é um pequeno manual para envelhecer bem, ao longo do livro são dadas dicas de como passar por essa transição de forma leve, sabendo dar a real importância as pessoas ao nosso redor e a saúde da nossa mente e também incluir novas atividades como meio para amenizar alguma doença.
Com muita delicadeza, Ana Claudia passa por todos os estágios do luto sem dispensar ou invalidar nenhum deles, esclarecendo que precisamos sentir o que tiver para sentir, sem reprimir os sentimentos e emoções.
Por mais que seja um assunto delicado, creio que a leitura é bem importante para dismestificar o assunto morte, a qual tantos de nós evitamos falar.

Suíte Tóquio - Giovana Madalosso
Fernanda, mãe de Cora e a babá, Maju, protagonizam este livro. Com capítulos alternados entre Fernanda e Maju, vamos vendo as histórias se construírem e se cruzarem.
Logo no início, Maju sequestra Cora e a leva para uma cidade do interior, bem longe de sua família. Mas até chegarem ao destino final, diversos imprevistos e coisas acontecem, fazendo com que essa fuga se torne mais difícil do que já é e coloca em risco o plano inicial. Do outro lado Fernanda não percebe de imediato o que aconteceu, pois está muito alheia em relação a criação da filha e seu relacionamento com Cacá, o pai de Cora. Ela está mais preocupada em viver o seu romance extraconjugal que desenvolveu após trabalhar com outra pessoa e também está em um estágio da vida que tudo é questionável onde ela se vê sem perspectiva de muitas coisas.

O passageiro - Ulrich Alexander Boschwitz
Por incrível que pareça, este livro é classificado como romance.
Conta a história de um homem de negócios(judeu-alemão), que de uma hora para outra vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando começa a "caçada" aos judeus. Sem mais nem menos, se vê em uma situação de fuga constante, trocando de trem em trem enquanto tenta pensar em um plano para fugir do país. Mas toda essa agitação o faz perder algo que poderia ajuda-lo a escapar das mãos dos nazistas.
Este livro foi escrito em 1938 por um jovem de 23 anos, da para se ter a perspectiva que esse ato tomaria e como seria difícil qualquer tipo de fuga para os judeus.

De Eva a Ester - Débora Otoni
Como não se inspirar com as histórias de vida dessas mulheres da Bíblia?
Assim como o nome do próprio livro já diz, "De Eva a Ester" é um compilado das histórias dessas mulheres guerreiras, que antigamente não tinham tanta voz de expressão como temos hoje, mas que mesmo assim, elas fizeram a diferença por onde passaram, diferença essa que é refletida e lembrada até os dias de hoje.
Escrito como se fosse cada uma das mulheres falando hoje em dia, Débora reúne diversas amigas para que cada uma fale sobre uma dessas mulheres. Não é porque são histórias do passado que não se encaixam nos dias atuais, elas falam de força, perseverança, nosso lugar na sociedade e a mudança que podemos fazer, sendo quem nós somos e o mais importante, a mudança que pode acontecer dentro de nós.
Para quem não conhece ainda essas mulheres ou para quem já conhece e deseja ter um olhar mais atual super válida a leitura.

Se não fosse Você - Colleen Hoover
Eita atrás de vixe é esse livro aqui hahaha.
Mais uma vez Hoover trás temas que podem ser muito chocantes mas que também não deixam de ser real. Morgan se torna mãe muito jovem de seu então namorado, Chris, com quem se casa e juntos criam Clara. Mãe e filha não se dão muito bem, por mais que ambas tenham a mesma personalidade quando Morgan tinha seus dezesseis anos, idade atual de Clara. Por demanda da maternidade e os cuidados com a família, Morgan deixa de viver sua vida e passa a ficar em tempo integral dentro de casa. Enquanto isso Chris faz sua faculdade, se forma e trilha uma carreira de sucesso, sustentando a casa e fazendo com que a relação de mãe e filha se torne um pouco mais agradável, ele sim é o elo que as uni.
Quando um acidente trágico acontece, Clara se revela muito mais rebelde do que Morgan achou que ela seria, ambas passam a viver em pé de guerra a todo instante. Mas como as coisas não acontecem sem razão, Morgan se vê apoiada em alguém inesperado e com isso aos poucos vai ganhando forças para se aproximar da filha e quebrar essa barreira de vez.
Entre tantas coisas que acontece, nada é mais forte do que o ela de mãe e filha e ambas só precisavam reconhecer isso para acharem o caminho para uma boa relação.

A uruguaia - Pedro Mairal
Escrito de uma forma que vai e vem e sem muitos diálogos diretos, Pedro Mairal te envolve a tal ponto que a única saída é terminar de ler o quanto antes. Seja para descobrir quem é Guerra, seja para ver o desfecho familiar ou para descobrir qual será a próxima aventura do protagonista.
Lucas Pereyra, personagem principal e narrador deste romance, te faz navegar com ele entre os seus alto e baixos da vida, te levando a momentos que você fique ao lado dele e em outros queira dar um grito para ele acordar para a vida.
Leve, sútil e rápido é como eu defino este livro. Final pertinente e sem lacunas para os “e se” ou “ mas será que…”. Mairal deixa tudo muito bem explicado e resolvido ao fecharmos a última página do livro.
Será que Lucas vai conseguir dar uma reviravolta em sua carreira e "concertar" o desastre que encontra-se sua família?
Para descobrir vai ter que ler mesmo.

O desaparecimento de Josef Mengele - Olivier Guez
Falar sobre o Holocausto é sempre um assunto delicado e necessário, quem me conhece sabe que sempre faço esse comentário.
Josef Mengele era um soldado e médico da SS e foi ele quem comandava todos os experimentos feitos em Auschwitz, ele decidia qual seria o destino daquela pessoa no campo de concentração. Muitos gêmeos ou pessoas com algum tipo de deficiência, seja manco, corcunda ou até mesmo mulheres que estavam grávidas, poderiam ir parar em suas mãos.
Como a maioria ao final da guerra viu que não teria outra escapatória, se não fosse fugir, para que não fosse pego e pagasse pelos seus crimes. Com ajuda de conhecidos e também membros nazistas, Mengele veio fugido para a América do Sul, mais especificamente a Argentina, adotou outro nome para que passasse despercebido. Ao longo do tempo, se estabeleceu no país de forma bem cômoda com regalias de alguém com alto poder aquisitivo. Encontrou uma comunidade nazista no país que tinha total apoio do então presidente na época, Perón, e com isso seguiu sua vida, mesmo sendo procurado na Europa. Josef passa a morar por um tempo no Paraguai e por fim, vem ao Brasil, mais uma vez fugido, e fica no país até sua morte.
Este livro me gerou muita raiva e fiquei bem inconformada com o tanto de ajuda que ele teve e a forma como o acobertaram tantas e tantas vezes. E o dinheiro mais uma vez mostrando seu poder.
Creio que este assunto precise sempre ser lembrado para evitarmos que aconteça de novo algo igual ou parecido.

Ufa, para este semestre foram apenas estes livros.
Espero que com esse meu relato sobre cada livro, te incentive a ler um pouco mais e quem sabe como recomendações de livros para uma nova leitura.
Para quem ainda não conhece o Skoob é uma estante virtual onde você pode colocar o livro que está lendo no momento e ir fazendo atualizações da leitura no app. Lá você também pode ver o que as pessoas estão lendo e adicionar como próximas leituras, como a lista de desejo de compras da Shein sabe hahaha.
Meu perfil no Skoob é esse (clique aqui) e você será redirecionado direto para minha página. Isso não é uma publicidade viu gente, apenas uso o app e acho justo as pessoas saberem dele. ;)
Por hoje é só, nos vemos em breve com mais um post legal.
Com carinho,
- Karla.
Comments